Para os funcionários, a nova realidade de trabalho apresenta muitos desafios, como demonstra um estudo realizado pela Dimep, empresa de produtos para controle de acesso e registro de ponto. Segundo o balanço, que envolveu 104 empresas de diversos segmentos e portes, 19,2% dos entrevistados reclamaram da comunicação entre as equipes em tempos de crise sanitária.
O trabalho remoto trouxe por um tempo uma forte onda de desmotivação, o que puxa a produtividade do time para baixo, visto que mesmo que seja uma função que não envolva muita interação com o time, um colaborador desmotivado pode levar todos seus parceiros para um estado de improdutividade. Um estudo da Bain & Company - consultoria de gestão estadunidense com sede em Boston, Massachusetts -, mostra que um colaborador desmotivado pode ser 125% menos produtivo do que colegas engajados e inspirados. Agora imagine se este colaborador começa a influenciar seus parceiros a dor de cabeça que o gestor pode ter.
O endomarketing sempre foi uma boa alternativa para motivar os colaboradores. Hoje, com os desafios impostos pela pandemia, definir e implementar um conjunto de estratégias e ações de marketing para os profissionais é imprescindível para reter, motivar e atrair novos talentos e formar um time de sucesso.
Se sentir parte de um todo sempre foi algo importante para o ser humano, e visto que passamos grande parte do nosso dia no trabalho, é fundamental que tenhamos conexões muito fortes com a empresa e pessoas com quem trabalhamos.
Primeiramente as ações de endomarketing devem estar alinhadas com a cultura da empresa, o que é importante para fortalecer a marca junto aos colaboradores. Assim, é possível pensar em dinâmicas lúdicas que promovam, de forma prática, o objetivo que a empresa quer alcançar.
Nós da Vinho Tinta sabemos que a criatividade em ações em ambientes corporativos pode ser um diferencial. Ações que instiguem os colaboradores a usarem sua imaginação são altamente recomendáveis, já que um colaborador criativo consegue pensar além do habitual, trazer novas ideias, estar engajado em novos projetos e buscar melhorias para sua área.
O engajamento da equipe, ademais, é um dos principais fatores que ajudam a tornar uma empresa bem-sucedida, conforme um estudo publicado pelo Harvard Business Review Analytics Services. Então não veja ações de endomarketing somente como eventos esporádicos ou perda de tempo, e sim algo que irá promover resultados tangíveis para a companhia como aumento de receita e bem-estar dos colaboradores.