Quando paramos para pensar, percebemos que passamos a maior parte da nossa vida cotidiana no trabalho. E se os colaboradores de uma empresa empenham todo esse tempo no crescimento da mesma, é justo e necessário que eles tenham um bom ambiente e trabalho, que preze pelo seu bem-estar. Assim eles realmente se sentem parte da empresa e se mantêm motivados a continuar se dedicando às suas atividades.
E como tornar o ambiente de trabalho mais aprazível? Aqui vão algumas dicas:
Quando não gostamos de realizar alguma atividade e mesmo assim ela se repete com frequência é comum que isso nos leve facilmente a cansaço e insatisfação. Ao contrário, quando fazemos atividades que realmente nos agregam e nas quais podemos empregar nossas habilidades, nos sentimos no lugar certo.
Mas não vale ficar sempre no marasmo da repetição sem evoluir. É preciso ter constantemente novos desafios e algo novo para aprender, assim não ficamos ‘empacados’ no nível de conhecimento ao qual chegamos na empresa, mas vamos nos desenvolvendo e nos tornando profissionais cada vez mais capacitados e confiantes.
Não é novidade para ninguém o fato de que nossos locais de trabalho devem ter boas condições, ou seja, ser bem projetado ergonomicamente. Isso quer dizer que nosso escritório deve ter cadeiras e mesas em alturas corretas e ser sempre adaptáveis a cada colaborador.
Mas além disso é importante ter um ambiente amigável, com espaço para convivência, descanso e até recreação, tornando o escritório um lugar mais quente e reconfortante.
Para que a empresa cresça de forma inovadora é preciso também criar um ambiente favorável à colaboração com novas ideias, sugestões e projetos. Isso se faz por meio da abertura sincera com seus colaboradores, mas também do quanto eles são estimulados a serem criativos e engenhosos.
Um modo de estimular essa criatividade é trazer ou favorecer momentos de recreação com atividades diferentes do que todos estão acostumados, ou até mesmo cursos e palestras com assuntos novos. Ter novas experiências sempre aumenta nosso repertório e nos faz enxergar as coisas por um outro lado, mesmo que seja remotamente.
Por fim, é sempre bom dar atenção em como o colaborador se sente dentro da função que exerce e manter a equipe sempre unida e conectada (mesmo em home office). Assim mostramos que todos são importantes e parte de algo maior. E a partir do feedback recolhido é possível implementar a melhora contínua na organização e manter todos mais satisfeitos no trabalho.
E você, como mantém o bem-estar da sua equipe?