A preocupante realidade da saúde mental nas corporações é evidenciada por estatísticas assustadoras. No início de 2022, em 1º de janeiro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) oficializou o Burnout como uma doença ocupacional.
Foi identificado pelo ISMA-BR (International Stress Management Association) que 30% do público economicamente ativo brasileiro luta contra o Burnout. Esse transtorno gera um estado de esgotamento físico e mental que resulta em complexidades emocionais e interpessoais, tanto na esfera laboral como pessoal.
A OMS definiu o Burnout como um "estresse laboral crônico mal gerenciado". Isso nos indica que essa condição poderia ser prevenida se medidas adequadas de cuidado fossem tomadas antes. É aqui que a arteterapia surge como um instrumento essencial na prevenção dessa síndrome nas empresas.
O uso da arte para combater ansiedade é um dos métodos mais eficazes que ajuda na busca pelo equilíbrio das relações de trabalho e dos impactos que a rotina trabalhista proporciona na saúde física e mental do trabalhador. Mas como?
A Síndrome de Burnout é caracterizada por um estado de exaustão física e mental, muitas vezes resultante de um ambiente de trabalho estressante e/ou abusivo. O burnout vai muito além do simples cansaço ou estresse. É uma síndrome complexa que envolve uma série de sintomas que interferem significativamente na vida pessoal e profissional do indivíduo.
Desmotivação, insônia, irritabilidade, dificuldade de concentração são apenas alguns deles. À medida que o Burnout se instala, pode conduzir a sentimentos de inutilidade, desesperança e até mesmo pensamentos suicidas, em seu estado mais grave do problema.
Os sintomas do Burnout não devem ser ignorados. Eles são sinais de alerta de que algo no ambiente de trabalho não está certo e que o empregado está perto do seu limite. Além dos já mencionados, outros sinais comuns incluem dores de cabeça frequentes, mudanças de humor, diminuição do desempenho no trabalho, dificuldade em fazer tarefas que antes eram realizadas facilmente, e um sentimento geral de esgotamento e drenagem de energia.
O Burnout pode facilmente se espalhar por todas as áreas da vida de uma pessoa, resultando em problemas de relacionamento, abuso de substâncias e uma série de outros problemas de saúde mental. É por isso, que é preciso reconhecer e tratar os sintomas do Burnout o mais rápido possível, antes que os problemas se agravem.
A arteterapia é uma forma de terapia que utiliza a arte como meio de expressão e comunicação. Ela ajuda os indivíduos a explorar seus sentimentos, reconciliar conflitos emocionais, fomentar a autoconsciência, gerir comportamentos e hábitos, desenvolver habilidades sociais, reduzir a ansiedade e melhorar a autoestima e a autoimagem.
Da mesma forma, a arteterapia é baseada na crença de que o processo criativo envolvido na auto-expressão artística ajuda as pessoas a resolver conflitos e problemas, desenvolver habilidades interpessoais, gerir comportamentos, reduzir o estresse, e aumentar a autoconsciência e a autoestima.
Investir em uma arte para combater ansiedade é uma das aplicações mais comuns e eficazes no tratamento de problemas relacionados a exaustão, como o Burnout. Neste contexto, a criação artística serve como uma forma de se distanciar dos problemas que causam ansiedade, permitindo à pessoa expressar seus sentimentos de maneira não verbal, o que muitas vezes pode ser mais confortável e menos ameaçador do que expressá-los verbalmente.
Há que se ressaltar que a arteterapia é particularmente eficaz quando se trata do bem-estar emocional dos colaboradores, trazendo benefícios substanciais. Emprega a arte para combater a ansiedade, oferecendo aos indivíduos uma rota de fuga saudável para aliviar o estresse, promovendo ao mesmo tempo a autoexpressão.
Permitindo que os colaboradores expressem suas emoções através de um meio não verbal, a arteterapia pode ajudar na redução significativa do estresse e ansiedade, melhorando a auto-estima e promovendo um melhor equilíbrio emocional dentro do ambiente de trabalho.
Isso, por sua vez, pode levar a um aumento na produtividade e na eficácia no trabalho, resultando em uma atmosfera de trabalho mais harmoniosa e produtiva.
Com isso em mente, implementar a arteterapia na prevenção do Burnout na empresa se torna uma medida estratégica fundamental e eficaz. Usando da arte para combater a ansiedade, a arteterapia ajuda os colaboradores a expressarem suas emoções, aliviarem o stress e aumentarem a autoconsciência, essenciais na prevenção do Burnout.
A arteterapia proporciona uma forma criativa e não verbal de explorar questões pessoais e profissionais, ajudando a empresa a criar um ambiente de trabalho mais saudável, aumentando assim a produtividade e a satisfação dos funcionários. Assim, a arteterapia pode ser uma ferramenta eficaz na construção de um robusto programa de saúde mental na organização.
Cultivar um ambiente de trabalho saudável onde a saúde mental é uma prioridade deve ser o primeiro objetivo de todo gestor de equipes. Claramente, a prevenção do Burnout deve preocupar todas as empresas e a arteterapia surge como um meio eficaz para combater este problema. O potencial curativo e terapêutico dessa técnica promove não apenas o bem-estar individual, mas também um ambiente corporativo mais saudável e produtivo.
Todo gestor de equipes passa pela insegurança sobre como fazer uma efetiva gestão de conflitos, enfrenta desafios para a comunicação, no engajamento e integração e também para se manter atualizado de todas as técnicas que podem ajudar a eliminar cada vez mais esses gargalos e trazer efetividade no seu trabalho como administrador de tantas pessoas. Mas isso não é mais um problema, afinal, você acaba de encontrar uma plataforma que ajuda na interação e desenvolvimento de técnicas que evitam situações complicadas.
Aqui, criamos dinâmicas de Team Building e confraternizações, que são momentos criados para engajar equipes e proporcionar um momento leve e divertido. As experiências são perfeitas para transmitir os valores e a cultura da empresa e comunicar mensagens importantes para o desenvolvimento do time. Os Team Buildings podem ser presenciais, online ou até em estilo híbrido. E podem ser feitos em três idiomas: português, inglês ou espanhol.
Nos mande uma mensagem e conheça mais de perto a importância e os efeitos desse serviço.