Decisões a tomar, deadlines rápidas e cobranças são momentos cada vez mais normais na vida corporativa de qualquer funcionário, e só de ouvir falar já dá aquela sensação ruim né?
Isso somado com toda a instabilidade do momento que estamos vivendo e com assuntos pessoais, faz com que seja cada vez mais difícil se concentrar 100% na atividade que se está fazendo no momento presente.
É comum já começarmos uma atividade pensando em finalizar a próxima, o que além de tirar seu foco, acaba dando espaço para a ansiedade e o aumento no nível de estresse.
Mas existe pelo menos um caminho para combater essa falta de foco no presente: o mindfulness.
Mindfulness ou consciência plena é a prática de focar no momento presente, sem distrações e sem julgamentos.
Para praticar efetivamente é muito simples. A técnica consiste em dedicar um breve tempo do seu time, em torno de 5 ou 10 minutos, para realizar uma simples meditação focada em sua respiração.
Sentir o seu corpo, seus arredores, tirando a mente dos problemas e atividades a fazer, e dedicando um tempinho a despertar os seus sentidos de forma autêntica e sem julgamentos.
Com o mindfulness, você consegue alinhar suas emoções, ver os acontecimentos de forma mais racional sem pressupor nada e permite que sua energia flua de modo mais espontâneo.
Você pode começar a experimentar a prática com meditações guiadas como essa aqui.
Depois da meditação, o desafio e a proposta real é trazer esse estado de consciência plena para as demais atividades do dia, sem se apressar nos pensamentos.
Quando é inserido a prática do mindfulness no dia a dia profissional, os colaboradores conseguem pausar por alguns minutinhos durante a jornada de trabalho, vão se acalmando, aprendendo a lidar melhor com suas emoções e conseguem cada vez mais dar o seu melhor em cada atividade, estando 100% no momento presente.
Isso faz com que eles terminem mais rapidamente e eficientemente cada atividade, o que por sua vez aumenta a satisfação deles com o próprio trabalho, diminui o estresse e ansiedade e eleva o bem-estar.
E como já dissemos aqui no blog, quanto maior o bem-estar do colaborador, melhor o nível de produtividade e seu desempenho.
Isso é algo positivo para a equipe e a empresa como um todo, e é importante que seja levado em consideração.
Já existem muitas empresas adotando a prática do mindfulness para aumentar o bem-estar dos colaboradores e potencializar sua produtividade e concentração. Conheça alguns exemplos, abaixo.
A Google, que dispensa apresentações sendo uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, costuma realizar sessões de mindfulness antes de reuniões, além de oferecer programas especializados na técnica, com o gPause, além de seminários como o ‘Search Inside Yourself’ e o ‘Fundamentals of Mindfulness’.
Segundo a empresa, o mindfulness ajuda a acalmar os pensamentos, a ter mais consciência do efeito de suas palavras nos colegas e a se afastar um pouco das telas.
Para isso, é preciso se comprometer com uma rotina e equilibrar suas expectativas.
É importante ser paciente para colher resultados.
O Facebook também é uma empresa que aposta na meditação e acredita que o bem-estar dos colaboradores tem impacto direto na produtividade e até na criatividade.
Assim que o colaborador entra na empresa ele tem acesso a aulas de meditação gratuitas semanais, além de terem ações como ‘No Meeting Wednesday’, algo como, 'Quarta-feira sem reuniões', o que dá um tempo a mais para os colaboradores trabalharem nas atividades mais urgentes.
Vivo
A empresa Brasileira de telefonia, a Vivo, utiliza o mindfulness desde 2017 com seus colaboradores e também com seus clientes.
A sede da companhia conta com uma sala para meditação com capacidade para 40 pessoas, que pode ser usada por qualquer funcionário para meditar, refletir ou até fazer yoga.
A empresa possui também um aplicativo para colaboradores e clientes que auxilia a meditarem.
Outros casos
No livro Mindful Work, David Gelles se aprofunda no assunto do mindfulness nos negócios, revelando evidências para apoiar seus benefícios e exemplos do mundo real de empresas que estão obtendo resultados.
Veja alguns cases do livro aqui.
Como vimos, o mindfulness pode ser uma ótima ferramenta para ajudar a controlar os níveis de estresse e de ansiedade dos seus colaboradores e ainda levar a um aumento na produtividade e desempenho de sua equipe.
Ele é bastante simples de ser aplicado, basta tirar alguns minutos do dia para respirar e estar mais consciente do momento presente, e ir aos poucos aplicando a consciência plena em outros momentos do dia, para ajudar na concentração.
Além da meditação, existem outros tipos de atividades que conseguem levar as pessoas a um estado profundo de conexão consigo mesmo, deixando de lado os problemas e a correria do dia.
Um exemplo que super indicamos é a pintura em tela, que além de ser uma atividade mindfulness, é um meio de auto expressão e terapia.