A Vinho Tinta nasceu com a missão de ajudar empresas a terem uma equipe mais engajada, integrada e motivada, a partir de Team Buildings inovadores, envolvendo vinho e pintura.
Criadas para proporcionar momentos leves e divertidos aos colaboradores, as experiências podem ser adaptadas a qualquer objetivo e formato de time (presencial, online ou híbrido). Por esse motivo, elas já conseguiram fazer parte da jornada profissional de mais de 7 mil colaboradores de 85 empresas, em 23 países diferentes.
Assim, buscando auxiliar de fato as empresas à fortalecerem seus times e culturas organizacionais, a Vinho Tinta cria Team Buildings estratégicos que consigam desenvolver soft skils especificas dos colaboradores, como liderança, trabalho em equipe, criatividade e proatividade.
E era justamente isso que a Fiserv Brasil estava buscando, ao encontrar a Vinho Tinta.
Ficou curioso para saber mais sobre como ajudamos a Fiserv Brasil a desenvolver soft skils do seu time, a partir de um Team Building com vinho? Então confira o conteúdo a seguir :)
A Fiserv é uma empresa americana líder global em soluções de tecnologia e serviços para o mercado financeiro e de pagamentos, que existe há 35 anos. E teve sua presença reforçada no mercado brasileiro desde 2019.
Organizar um Team Building estratégico não é uma tarefa fácil. É preciso construir um planejamento bem organizado de como funcionará a dinâmica e, principalmente, entender por qual motivo ela vai ser realizada.
Por isso, o passo mais importante é saber qual será o objetivo principal do Team Building. O que ele precisa auxiliar dentro da sua equipe?
No caso da Fiserv, eles tinham como principal missão estimular a liderança e o trabalho em equipe, a partir de uma dinâmica que fosse mais descontráida e divertida. Foi nesse momento que a Vinho Tinta surgiu como principal apoio nesse objetivo.
Dentre as experiências realizadas pela Vinho Tinta, a escolhida para esse evento foi a “Academia do Vinho”, um Team Building no qual a ferramenta principal é o vinho.
Nessa dinâmica, que foi realizada presencialmente, os colaboradores da Fiserv foram divididos em equipes, onde cada uma teve o desafio de criar próprio vinho. Para isso, eles tiveram ajuda de um enólogo, para aprender os princípios básicos de como degustar e desenvolver vinho com bled de uvas
Além disso, cada equipe também teve o desafio de criar o próprio rótulo dos seus vinhos, estimulando ainda mais a criatividade dos integrantes e incluindo na dinâmica aquelas pessoas que não bebiam bebida alcoólica.
No final, os times trabalharam em conjunto para cumprir o desafio proposto e participaram de uma degustação a cega dos vinhos criados, no qual todos tinham que dar nota para as bebidas dos seus concorrentes. A equipe que teve o melhor vinho, rótulo e apresentação, foi a vencedora da competição.
Mas afinal, como esse Team Building ajudou a desenvolver as softs skils do time da Fiserv ?
Apesar de parecer uma dinâmica bem lúdica, a “Academia do Vinho” consegue trabalhar a fundo o trabalho em equipe, por ser uma atividade que exige que todos se comuniquem e se ajudem em todo o processo de criação do vinho. Sozinhos eles não conseguem chegar ao desafio proposto.
Além disso, a liderança também é uma soft skill bastante trabalhada nessa experiência, justamente porque toda equipe necessita ter um integrante que guie alguns passos da estratégia, inclusive no momento de apresentar seus vinhos para as outras equipes.
Sendo assim, aplicando um dinâmica criativa de Team Building, a Vinho Tinta conseguiu auxiliar a Fiserv a trabalhar os soft skils da sua equipe de uma maneira completamente diferente, e ainda realizar um evento memorável para a empresa.
Cumprindo sua missão de criar momento únicos para equipes envolvendo não só criatividade e diversão, mas também bastante estratégia - fator decisivo hoje para times de sucesso.
Quer saber mais como a Vinho Tinta pode ajudar seu time a partir de Team Buildings criativos? Saiba mais em nosso site.